Pular para o conteúdo principal

Conheça Portugal; as suas aldeias históricas!



Portugal é um país rico em história e tradição. Composto por cidades, vilas e aldeias repletas de encantos! Locais fantásticos que não pode perder!
As aldeias de Portugal são testemunhos de um passado, onde as memórias e tradições do povo, de uma cultura, ainda se mantêm vivas apesar do tempo. De norte a sul do país, são muitos os pequenos paraísos que esperam pela sua visita.

Aldeia de Marialva, a história construída em muralhas!


Damos a conhecer uma das aldeias da Beira Interior – Marialva! Localizada no distrito da Guarda, a aldeia de Marialva transporta o visitante às raízes mais profundas da história do País.  As ruas são cercadas por muralhas, cujas ruínas, é fácil perder a noção do tempo.
A aldeia era habitada pelos aravos, povo lusitano, foi posteriormente conquistada pelos romanos, seguidos dos árabes, até à vitória final de D. Fernando, o Magno, em 1063, na sua emblemática conquista das Beiras.


“Uma Aldeia, três ambientes, inúmeras razões para conhecer!”

Com uma singular estrutura militar medieval portuguesa, a aldeia manteve a sua fisionomia praticamente inalterada. Atualmente apresenta três aglomerados populacionais diferentes:

- a “Cidadela”, encontra-se em ruínas, localizada dentro das muralhas da aldeia;
- a “Vila”, que se desenvolveu fora das muralhas;
- a “Devesa”, parte mais baixa do monte, onde se situa a cidadela.

Qualquer uma tem um encanto próprio, quer pelas suas curiosidades arquitetónicas, quer pelo que se vive em cada uma delas. 

O Castelo, situado no alto de um penhasco, é um dos pontos mais emblemáticos e atrativos da vila, marcando toda a paisagem rural.



A Igreja de São Pedro do séc. XVII e a Igreja de Santiago, são dois dos monumentos que também valem a pena visitar. A Igreja de S. Pedro, pelos magníficos altares do estilo barroco, em talha dourada e pinturas murais; e a Igreja de Santiago, de estilo manuelino e barroco, com retábulos de talha sem pintura de estilo maneirista e joanino.


Igreja de S. Pedro





Igreja Santiago

As casas e as ruas refletem os modos de vida das suas gentes, ligadas à vida rural. Dentro das muralhas, há quem preserve as Oliveiras, para garantir o azeite para o dia a dia. Ao visitar Marialva, encontrará certamente o olhar hospitaleiro das gentes beirãs, com a autenticidade das rugas do rosto, revelando o tempo, a história. 



Conheça a Lenda de Marialva!

Quer estudar ou trabalhar em Portugal? Fazemos o reconhecimento e ingresso acadêmico, fale conosco! www.emportugalconsultoria.com.br






Postagens mais visitadas deste blog

Conversão de escala das notas escolares brasileiras às portuguesas

                   Quando um aluno brasileiro transferir  ou  for reconhece suas competências acadêmicas em Portugal, precisará juntar aos documentos a equivalência entre as notas brasileiras e portuguesas.                                      O que regulamenta esta questão é a Portaria 699/2006 do Ministério da Educação Português, que aprova as tabelas comparativas entre o sistema de ensino português e outros sistemas de ensino. Equivalência entre sistemas de ensino de Portugal e Brasil                      O parâmetro de notas na conversão das escalas portuguesas e brasileira, serão as notas praticadas no sistema de avaliação de cada escola. Exemplificando;                 A escola X tem a escala de avaliação de 0 à 10 e tem como média para aprovação a nota 6.                 Então a escala de identificação de notas a ser usada será a escala 6 à 10.                                 Supondo-se que um aluno do ensino médio brasileiro tenha tirado not

Declaração de Responsabilidade Financeira

             A maioria dos estudantes, quando vai estudar em outro país, precisa apresentar, entre outros documentos, a justificativa de como será feita a sua subsistência durante o tempo que estará estudando.             Uma das formas de comprovar a subsistência é a declaração de responsabilidade financeira, feita por uma pessoa próxima que tenha condições de dar suporte financeiro para o estudante. É uma declaração da pessoa que será o responsável por pagar as despesas durante o tempo em que o estudante estiver no exterior. A declaração de responsabilidade financeira  deve conter os dados (RG e CPF) da pessoa que irá sustentar o estudante durante o período que estiver no exterior, os dados do estudante (RG, CPF e Passaporte), a data, o destino e o objetivo da viagem e o grau de parentesco entre o financiador e o estudante. Essa carta deverá ser assinada e autenticada em cartório e ser acompanhada de documentos comprobatórios da condição do declarante. Pode ser a declaraç

Como escrever uma CARTA DE MOTIVAÇÃO para mestrado, doutorado ou bolsa de estudos.

                       É frequente que as universidades portuguesas solicitem carta de motivação como parte da candidatura a uma graduação ou pós-graduação (mestrado ou doutorado). Para a candidatara a bolsa de estudos a carta é obrigatória e pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso.          A  Carta de Motivação  é o documento mais personalizado da candidatura – uma chance única de apresentar aos avaliadores quem você é além do seu currículo e do seu histórico acadêmico. É uma chance de oferecer  informações  relevantes e interessantes sobre sua trajetória e provar que é a pessoa certa e mais motivada entre os candidatos concorrentes.          É necessário escrever uma carta que seja concisa, objetiva e convincente no seu propósito de “vender-se”.   Este é um modelo campeão; Gustavo Torres, de 17 anos, foi aprovado em cinco universidades de excelência dos Estados Unidos: Columbia, Duke, Harvard, MIT e Stanford. VEJA AQUI a tradução da carta de motivação apresenta