Pular para o conteúdo principal

Equivalência em Medicina - Exame 2019


No último dia 10 de janeiro foram realizadas os exames de EQUIVALÊNCIA AO GRAU DE MESTRE EM MEDICINA em Portugal.  Puderam se candidatar médicos nacionais ou internacionais que realizaram suas faculdades em universidades fora da União Européia.

Não foi possível retirar o caderno de questões ou o gabarito do exame. Então, contando com a memória dos médicos que realizaram a prova, vamos fazer um registro coletivo para colaborar com os futuros candidatos.
Vamos publicar nesta e em outras matérias futuras as opiniões e percepções de alguns dos médicos que contaram com a assessoria da Em Portugal Consultoria para a realização do exame.

Nesta edição falaremos das características gerais da prova e colocaremos o depoimento em vídeo do Dr. LUIS HENRIQUE ALVES SALVADOR FILHO, de Alagoas, Maceio. Desde já agradecendo a gentileza do Dr Luís Henrique em colaborar conosco e com os demais colegas médicos.

Entre outras questões destacadas pelo Dr. Luís Henrique, ressaltamos a gestão do tempo como um fator determinante para o bom resultado, já que muitas questões eram extensas e necessitavam mais do que o tempo médio de 1,5 minutos por questão. As provas do exame escrito constaram de 120 questões e  o tempo total para a realização do exame foi de 180 minutos.

Para aprovação nesta etapa os médicos necessitam alcançar o resultado de 10 valores (50 % da prova), 60 respostas corretas.

Aproximadamente 900 médicos realizaram o exame do dia 10. A Universidade de Lisboa reuniu 273 inscritos, o maior número de candidatos aptos a realizarem a prova. Seguida pela Universidade Nova de Lisboa com 185 médicos inscritos.

Lembramos que a medicina faz parte das profissões com reconhecimento automático na União Européia.  Os médicos que realizam a equivalência médica em Portugal poderão atuar em qualquer um dos 28 países membros. Mais informações no site da União Européia # https://europa.eu#

Para equivalências, ingressos e transferências acadêmicas internacionais fale conosco. https://emportugalconsultoria.com.br/.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conversão de escala das notas escolares brasileiras às portuguesas

Quando um aluno brasileiro transferir  ou  for reconhece suas competências acadêmicas em Portugal, precisará juntar aos documentos a equivalência entre as notas brasileiras e portuguesas.

                     O que regulamenta esta questão é a Portaria 699/2006 do Ministério da Educação Português, que aprova as tabelas comparativas entre o sistema de ensino português e outros sistemas de ensino.

Equivalência entre sistemas de ensino de Portugal e Brasil

                O parâmetro de notas na conversão das escalas portuguesas e brasileira, serão as notas praticadas no sistema de avaliação de cada escola.
Exemplificando;
                A escola X tem a escala de avaliação de 0 à 10 e tem como média para aprovação a nota 6.                 Então a escala de identificação de notas a ser usada será a escala 6 à 10.                 Supondo-se que um aluno do ensino médio brasileiro tenha tirado nota 8,5 na avaliação de uma disciplina no sistema brasileiro, a nota deste a…

Declaração de Responsabilidade Financeira

A maioria dos estudantes, quando vai estudar em outro país, precisa apresentar, entre outros documentos, a justificativa de como será feita a sua subsistência durante o tempo que estará estudando. Uma das formas de comprovar a subsistência é a declaração de responsabilidade financeira, feita por uma pessoa próxima que tenha condições de dar suporte financeiro para o estudante. É uma declaração da pessoa que será o responsável por pagar as despesas durante o tempo em que o estudante estiver no exterior. A declaração de responsabilidade financeira deve conter os dados (RG e CPF) da pessoa que irá sustentar o estudante durante o período que estiver no exterior, os dados do estudante (RG, CPF e Passaporte), a data, o destino e o objetivo da viagem e o grau de parentesco entre o financiador e o estudante. Essa carta deverá ser assinada e autenticada em cartório e ser acompanhada de documentos comprobatórios da condição do declarante. Pode ser a declaração de IR aceita pela Receita Federal, De…

Governo português cria visto específico para imigrantes à procura de trabalho

«Grandes Opções do Plano para 2020 prevêem ainda a extensão do prazo da autorização de residência temporária de um para dois anos e da sua renovação, por períodos sucessivos, de dois para três anos. Promete ainda a criação de um equivalente ao cartão de cidadão para estrangeiros.

Uma das medidas das Grandes Opções do Plano para 2020 é a criação de um visto temporário, de curta duração, que permita a entrada legal em Portugal de imigrantes que querem vir à procura de emprego. Esta era uma das medidas reivindicadas por várias associações já que atualmente quem quer vir trabalhar para Portugal tem que recorrer ao artigo 88, depois de estar em território nacional, e este procedimento pode levar meses a concluir-se.
A outra novidade é a extensão do prazo da autorização de residência temporária de um para dois anos e da sua renovação, por períodos sucessivos, de dois para três anos. Está prevista ainda a criação de um equivalente ao cartão de cidadão para estrangeiros.
Em relação ao Serviço de…