Pular para o conteúdo principal

Queima das Fitas para chamar o sucesso profissional




         Estamos na época da Benção das Pastas e Queima das Fitas, uma cerimônia tradicional dos estudantes portugueses e que faz parte da “praxe” em seu último ano acadêmico.
         É uma festividade que tem diversos nomes, variando entre as instituições ("Enterro" na Universidade de aveiro, "Enterro da Gata" na  Universidade do Minho, "benção das pastas"  na Universidade Nova de Lisboa, etc.), sendo o mais comum "Queima", referindo-se à "Queima das Fitas", por ser o nome da semana acadêmica mais antiga do país - a da Universidade de Coimbra.
         É uma tradição que pode ser definida como um símbolo do fim da vida académica de muitos, marcando assim o início de uma nova etapa.
A tradição acadêmica da Queima das Fitas tem a sua origem em Coimbra, onde durante vários meses se desenvolvem atividades culturais e desportivas juntando toda a academia e os seus estudantes, na maioria das universidades é uma semana festiva que acontece todos os anos durante o mês de Maio. Entre diversas atividades, estão a serenata estudantil, os concertos musicais e o cortejo acadêmico.
         A semana académica é um evento estudantil de instituições de ensino superior. Normalmente, cada instituição tem a sua própria semana acadêmica. Apesar do mesmo nome, as semanas em Portugal e no Brasil são diferentes. No ano 2012, a Queima das Fitas de Coimbra bateu o recorde de espectadores num só concerto com a passagem de cerca de 60 mil pessoas pelo recinto na noite que a cidade dos estudantes recebeu o famoso Dj Steve Aoki. No final da semana festiva nesta cidade nesse mesmo ano, o recinto dos espetáculos viu passar 200 mil pessoas para assistir a concertos.

         Os eventos fazem parte das agendas públicas do País e se você tiver curiosidade poderá conhecer uma, mesmo que não seja formando ou familiar. Neste ano, demonstrando o peso dos alunos brasileiros, a Universidade de Coimbra terá apresentações de Daniela Mercury e Seu Jorge na Queima das Fitas.
                                                                  www.emportugalconsultoria.com.br




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conversão de escala das notas escolares brasileiras às portuguesas

                   Quando um aluno brasileiro transferir  ou  for reconhece suas competências acadêmicas em Portugal, precisará juntar aos documentos a equivalência entre as notas brasileiras e portuguesas.                                      O que regulamenta esta questão é a Portaria 699/2006 do Ministério da Educação Português, que aprova as tabelas comparativas entre o sistema de ensino português e outros sistemas de ensino. Equivalência entre sistemas de ensino de Portugal e Brasil                      O parâmetro de notas na conversão das escalas portuguesas e brasileira, serão as notas praticadas no sistema de avaliação de cada escola. Exemplificando;                 A escola X tem a escala de avaliação de 0 à 10 e tem como média para aprovação a nota 6.                 Então a escala de identificação de notas a ser usada será a escala 6 à 10.                                 Supondo-se que um aluno do ensino médio brasileiro tenha tirado not

Declaração de Responsabilidade Financeira

             A maioria dos estudantes, quando vai estudar em outro país, precisa apresentar, entre outros documentos, a justificativa de como será feita a sua subsistência durante o tempo que estará estudando.             Uma das formas de comprovar a subsistência é a declaração de responsabilidade financeira, feita por uma pessoa próxima que tenha condições de dar suporte financeiro para o estudante. É uma declaração da pessoa que será o responsável por pagar as despesas durante o tempo em que o estudante estiver no exterior. A declaração de responsabilidade financeira  deve conter os dados (RG e CPF) da pessoa que irá sustentar o estudante durante o período que estiver no exterior, os dados do estudante (RG, CPF e Passaporte), a data, o destino e o objetivo da viagem e o grau de parentesco entre o financiador e o estudante. Essa carta deverá ser assinada e autenticada em cartório e ser acompanhada de documentos comprobatórios da condição do declarante. Pode ser a declaraç

Como escrever uma CARTA DE MOTIVAÇÃO para mestrado, doutorado ou bolsa de estudos.

                       É frequente que as universidades portuguesas solicitem carta de motivação como parte da candidatura a uma graduação ou pós-graduação (mestrado ou doutorado). Para a candidatara a bolsa de estudos a carta é obrigatória e pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso.          A  Carta de Motivação  é o documento mais personalizado da candidatura – uma chance única de apresentar aos avaliadores quem você é além do seu currículo e do seu histórico acadêmico. É uma chance de oferecer  informações  relevantes e interessantes sobre sua trajetória e provar que é a pessoa certa e mais motivada entre os candidatos concorrentes.          É necessário escrever uma carta que seja concisa, objetiva e convincente no seu propósito de “vender-se”.   Este é um modelo campeão; Gustavo Torres, de 17 anos, foi aprovado em cinco universidades de excelência dos Estados Unidos: Columbia, Duke, Harvard, MIT e Stanford. VEJA AQUI a tradução da carta de motivação apresenta