Pular para o conteúdo principal

Preciso mandar dinheiro para Portugal! E agora?




            Independente da opção que você decidir utilizar para transferir dinheiro para Portugal (Transferwise, Wester Union, Moneygram, Monito ou transferência bancária), você precisa conhecer as nomenclaturas IBAN, NIB e SWIFT. Então vamos entender o que é o que;

NIB
            O NIB é o Número de Identificação Bancária, é constituído por 21 algarismos e a sua estrutura distribui-se da seguinte forma:
- nos oito primeiros algarismos estão identificados o Banco e o Balcão;
- os onze seguintes identificamo número da conta à ordem ajustada com zeros à esquerda.
- os dois últimos algarismos são dígitos de controle.

IBAN
            IBAN é um número de conta de cliente único, que será obrigatória para fazer ou receber todos os pagamentos nacionais / internacionais em PortugaL.
            O IBAN é construído a partir do BBAN (em inglês, Basic Bank Account Number) adotado em cada país, precedido do respetivo código de país e dois dígitos de controlo. 
             No caso particular das contas de pagamento domiciliadas em Portugal, o IBAN é composto pelo antigo NIB (Número de Identificação Bancária), que corresponde ao BBAN português, precedido pelo código de país (PT) e por dois dígitos de controlo (no caso português, estes dígitos são sempre ‘50’).
Qual é a vantagem de um IBAN?
            
            O IBAN é um Número Internacional de Conta Bancária (International Bank Account Number)  e inclui todas as informações necessárias para o pagamento a ser bem sucedidos e outros detalhes como banco ou filial não são necessários.
             O principal objetivo do IBAN é facilitar o processamento automático de transferências de dinheiro e para melhorar a velocidade e a precisão de suas operações de pagamento.
            O Número Internacional de Conta Bancária é composto pelo código que identifica o país na qual a conta pertence, o número do banco onde está a conta e o número da conta em si.
            O número consiste num máximo de 34 caracteres alfanuméricos – podendo variar de país para país;
- Duas letras que representam o país de origem da conta bancária (ISO 3166 – códigos de países com duas letras). Por exemplo, Portugal é PT.
- Dois números que são para controle de verificação.
- Um máximo de 30 caracteres alfanuméricos que identificam o banco onde a conta está situada e o número da conta.
Exemplo de Número IBAN Português
IBAN
PT50 0002 0123 1234 5678 9015 4
Código do País ISO: PT (Portugal)
Dígitos de controle do IBAN: 50
BBAN 0002 0123 1234 5678 9015 4
Número de Identificação Bancária: 0002
Identificador da Agência: 0123
Número da Conta: 12345678901
Dígitos de controle BBAN: 54

            Além do NIB e do IBAN, existe outro código bancário importante: o SWIFT. Esta sigla significa Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunication, uma entidade que funciona como um gerador de códigos que permite identificar os diferentes bancos.
            O swift também é conhecido como código BIC e é composto por um conjunto que pode ter entre 8 e 11 caracteres: o código bancário, o código do país, o código da localização e o código do ramo.
                                                                                        
www.emportugalconsultoria.com.br







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conversão de escala das notas escolares brasileiras às portuguesas

Quando um aluno brasileiro transferir  ou  for reconhece suas competências acadêmicas em Portugal, precisará juntar aos documentos a equivalência entre as notas brasileiras e portuguesas.

                     O que regulamenta esta questão é a Portaria 699/2006 do Ministério da Educação Português, que aprova as tabelas comparativas entre o sistema de ensino português e outros sistemas de ensino.

Equivalência entre sistemas de ensino de Portugal e Brasil

                O parâmetro de notas na conversão das escalas portuguesas e brasileira, serão as notas praticadas no sistema de avaliação de cada escola.
Exemplificando;
                A escola X tem a escala de avaliação de 0 à 10 e tem como média para aprovação a nota 6.                 Então a escala de identificação de notas a ser usada será a escala 6 à 10.                 Supondo-se que um aluno do ensino médio brasileiro tenha tirado nota 8,5 na avaliação de uma disciplina no sistema brasileiro, a nota deste a…

Declaração de Responsabilidade Financeira

A maioria dos estudantes, quando vai estudar em outro país, precisa apresentar, entre outros documentos, a justificativa de como será feita a sua subsistência durante o tempo que estará estudando. Uma das formas de comprovar a subsistência é a declaração de responsabilidade financeira, feita por uma pessoa próxima que tenha condições de dar suporte financeiro para o estudante. É uma declaração da pessoa que será o responsável por pagar as despesas durante o tempo em que o estudante estiver no exterior. A declaração de responsabilidade financeira deve conter os dados (RG e CPF) da pessoa que irá sustentar o estudante durante o período que estiver no exterior, os dados do estudante (RG, CPF e Passaporte), a data, o destino e o objetivo da viagem e o grau de parentesco entre o financiador e o estudante. Essa carta deverá ser assinada e autenticada em cartório e ser acompanhada de documentos comprobatórios da condição do declarante. Pode ser a declaração de IR aceita pela Receita Federal, De…

Governo português cria visto específico para imigrantes à procura de trabalho

«Grandes Opções do Plano para 2020 prevêem ainda a extensão do prazo da autorização de residência temporária de um para dois anos e da sua renovação, por períodos sucessivos, de dois para três anos. Promete ainda a criação de um equivalente ao cartão de cidadão para estrangeiros.

Uma das medidas das Grandes Opções do Plano para 2020 é a criação de um visto temporário, de curta duração, que permita a entrada legal em Portugal de imigrantes que querem vir à procura de emprego. Esta era uma das medidas reivindicadas por várias associações já que atualmente quem quer vir trabalhar para Portugal tem que recorrer ao artigo 88, depois de estar em território nacional, e este procedimento pode levar meses a concluir-se.
A outra novidade é a extensão do prazo da autorização de residência temporária de um para dois anos e da sua renovação, por períodos sucessivos, de dois para três anos. Está prevista ainda a criação de um equivalente ao cartão de cidadão para estrangeiros.
Em relação ao Serviço de…