Pular para o conteúdo principal

Vai Morar em Portugal? Saiba como funciona a saúde pública e privada.


          


           O sistema de Saúde pública de Portugal, de maneira geral, funciona bem. Embora seja saúde pública, não é gratuita, como no Brasil. Todas as pessoas pagam taxas moderadoras que variam de acordo com o procedimento e categoria do paciente. 
             Os Centro de Saúde são os locais para onde você se direcionará, caso necessite atendimento de saúde. Nos casos de urgência podem ser procurados os hospitais. Em Portugal, como em toda a UE, o sistema de saúde pode ser acionado gratuitamente pelo número 112
            Ao ir residir em Portugal você irá morar em uma freguesia (bairro) e deverá se cadastrar no  Sistema Nacional de Saúde(SNS) que orientará o centro de saúde mais próximo à sua residência. Deverá então comparecer ao mesmo portando seus documentos de identificação (cartão cidadão/autorização de residência, comprovativo de residência e o Certificado de direito à assistência Técnica – CDAM, normalmente chamado de PB4), lá receberá o seu número de utente. 
             Com o número de utente poderá realizar consultas, exames e outros procedimentos de saúde que se fizerem necessários. Os valores dos exames e consultam giram entre 5 e 10 euros, depende da escala do utente (paciente). O atendimento pode ser por ordem de chegada ou por agendamento.
            O PB4 é encaminhado ainda no Brasil, nos Núcleos Estaduais do ministério da Saúde que estão localizados nas capitais dos estados. Serão necessários os seguintes documentos; RG, CPF, Passaporte e comprovante de residência no Brasil. Não é mais preciso comprovar cadastro no INSS.
            O sistema privado é chamado de seguro de saúde e, da mesma forma que o serviço de saúde público, é co-participado. Em média uma consulta médica particular de um especialista custa € 80, com a cobertura de um plano, poderá pagar €15. 
            O seguro de saúde é cotado anualmente e pago à vista ou por mês e possui um plafon (valores máximos de gastos para cada serviço).  Nesta modalidade poderá ter acesso aos hospitais particulares, consultas, procedimentos médicos, análises clinicas, etc.  
            A Deco.proteste uma entidade que realiza pesquisas de defesa do consumidor, desenvolveu uma calculadora do plano de saúde mais adequado a cada família Cálculo de seguro saúde O cálculo é anual, então divida o resultado por 12 meses.
            Se você deseja estudar, transferir sua universidade ou fazer equivalência dos seus títulos acadêmicos brasileiros, fale conosco. www.emportugalconsultoria.com.br.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conversão de escala das notas escolares brasileiras às portuguesas

                   Quando um aluno brasileiro transferir  ou  for reconhece suas competências acadêmicas em Portugal, precisará juntar aos documentos a equivalência entre as notas brasileiras e portuguesas.                                      O que regulamenta esta questão é a Portaria 699/2006 do Ministério da Educação Português, que aprova as tabelas comparativas entre o sistema de ensino português e outros sistemas de ensino. Equivalência entre sistemas de ensino de Portugal e Brasil                      O parâmetro de notas na conversão das escalas portuguesas e brasileira, serão as notas praticadas no sistema de avaliação de cada escola. Exemplificando;                 A escola X tem a escala de avaliação de 0 à 10 e tem como média para aprovação a nota 6.                 Então a escala de identificação de notas a ser usada será a escala 6 à 10.                                 Supondo-se que um aluno do ensino médio brasileiro tenha tirado not

Declaração de Responsabilidade Financeira

             A maioria dos estudantes, quando vai estudar em outro país, precisa apresentar, entre outros documentos, a justificativa de como será feita a sua subsistência durante o tempo que estará estudando.             Uma das formas de comprovar a subsistência é a declaração de responsabilidade financeira, feita por uma pessoa próxima que tenha condições de dar suporte financeiro para o estudante. É uma declaração da pessoa que será o responsável por pagar as despesas durante o tempo em que o estudante estiver no exterior. A declaração de responsabilidade financeira  deve conter os dados (RG e CPF) da pessoa que irá sustentar o estudante durante o período que estiver no exterior, os dados do estudante (RG, CPF e Passaporte), a data, o destino e o objetivo da viagem e o grau de parentesco entre o financiador e o estudante. Essa carta deverá ser assinada e autenticada em cartório e ser acompanhada de documentos comprobatórios da condição do declarante. Pode ser a declaraç

Como escrever uma CARTA DE MOTIVAÇÃO para mestrado, doutorado ou bolsa de estudos.

                       É frequente que as universidades portuguesas solicitem carta de motivação como parte da candidatura a uma graduação ou pós-graduação (mestrado ou doutorado). Para a candidatara a bolsa de estudos a carta é obrigatória e pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso.          A  Carta de Motivação  é o documento mais personalizado da candidatura – uma chance única de apresentar aos avaliadores quem você é além do seu currículo e do seu histórico acadêmico. É uma chance de oferecer  informações  relevantes e interessantes sobre sua trajetória e provar que é a pessoa certa e mais motivada entre os candidatos concorrentes.          É necessário escrever uma carta que seja concisa, objetiva e convincente no seu propósito de “vender-se”.   Este é um modelo campeão; Gustavo Torres, de 17 anos, foi aprovado em cinco universidades de excelência dos Estados Unidos: Columbia, Duke, Harvard, MIT e Stanford. VEJA AQUI a tradução da carta de motivação apresenta