Pular para o conteúdo principal

Calcule se, com a sua nota do ENEM, você entra em uma universidade Portuguesa




     Muitas são as universidades portuguesas que realizaram protocolos com o  INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e passaram a aceitar o ENEM em seu processo seletivo.
     A maioria aceita o ENEM atual ou qualquer um dos três últimos concursos (2017, 2016,2015 e 2014). Além da nota é necessário ter a conclusão do ensino médio. 
     Cada curso tem uma tabela de ponderação que balança as notas do ENEM ,de acordo com os critérios de avaliação portugueses.
      As faculdades podem ter pesos diferentes, assim como as notas mínimas para ingresso e corte. Então é importante que, antes de candidatar-se, o aluno avalie os critérios e as notas do curso que deseja.

Verifique se você tem chances:
     Para verificar se sua nota do ENEM atende aos requisitos mínimos para se candidatar a uma graduação, vamos usar o seguinte exemplo:

Notas do ENEM
Ciências Humanas e suas Tecnologias (C.HUM) - 760
Ciências da Natureza e suas Tecnologias (C. NAT) - 450
Linguagens, códigos e suas tecnologias (LING) - 630
Matemática e suas tecnologias (MAT) - 500
Redação (RED) - 960

Tomando como referência o curso de direito da Universidade de Coimbra;
Ponderação: Redação (RED): 45%, Ciências Humanas e suas tecnologias 
(C HUM): 45%, Nota Global do ENEM (NG ENEM): 10%

Nota = RED*45+C HUM*45+Nota Global do ENEM*10

Cálculo- 960*45% +760*45% + 10% Nota global do ENEM

Cálculo da Nota Global do ENEM: (960+740+650 +760+630)/5 = 660

Cálculo Total - 432+342+66 = 840

Então converta a nota para a escala de notas portuguesa, que é de 0 à 200

Nota Final = Nota * 200/1000

Cálculo - 840*200/1000 = 168 (nota final).

     Aí, é só comparar com as notas dos últimos classsificados do curso que você deseja,  e verificar se você tem chances de se classificar. 
     As universidades possuem bolsas por mérito, então, se você tiver uma boa nota no ENEM, a possibilidade de ter desconto nas propinas é grande.

     Nós fazemos assessoria para quem deseja vir estudar em Portugal. Se quiser um orçamento de nosso trabalho, escreva para contato@emportugalconsultoria.com.br.





Comentários

  1. Quero muito morar em portugal. Sou universitária e representante comercial. Sou mulher de mais de 40 anos . Mas ir morar em portugal é meu sonho. Quero me organizar e tambem quero dicas de como seria o primeiro passo pra que um dia meu sonho se torne realidade.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Conversão de escala das notas escolares brasileiras às portuguesas

                   Quando um aluno brasileiro transferir  ou  for reconhece suas competências acadêmicas em Portugal, precisará juntar aos documentos a equivalência entre as notas brasileiras e portuguesas.                                      O que regulamenta esta questão é a Portaria 699/2006 do Ministério da Educação Português, que aprova as tabelas comparativas entre o sistema de ensino português e outros sistemas de ensino. Equivalência entre sistemas de ensino de Portugal e Brasil                      O parâmetro de notas na conversão das escalas portuguesas e brasileira, serão as notas praticadas no sistema de avaliação de cada escola. Exemplificando;                 A escola X tem a escala de avaliação de 0 à 10 e tem como média para aprovação a nota 6.                 Então a escala de identificação de notas a ser usada será a escala 6 à 10.                                 Supondo-se que um aluno do ensino médio brasileiro tenha tirado not

Declaração de Responsabilidade Financeira

             A maioria dos estudantes, quando vai estudar em outro país, precisa apresentar, entre outros documentos, a justificativa de como será feita a sua subsistência durante o tempo que estará estudando.             Uma das formas de comprovar a subsistência é a declaração de responsabilidade financeira, feita por uma pessoa próxima que tenha condições de dar suporte financeiro para o estudante. É uma declaração da pessoa que será o responsável por pagar as despesas durante o tempo em que o estudante estiver no exterior. A declaração de responsabilidade financeira  deve conter os dados (RG e CPF) da pessoa que irá sustentar o estudante durante o período que estiver no exterior, os dados do estudante (RG, CPF e Passaporte), a data, o destino e o objetivo da viagem e o grau de parentesco entre o financiador e o estudante. Essa carta deverá ser assinada e autenticada em cartório e ser acompanhada de documentos comprobatórios da condição do declarante. Pode ser a declaraç

Como escrever uma CARTA DE MOTIVAÇÃO para mestrado, doutorado ou bolsa de estudos.

                       É frequente que as universidades portuguesas solicitem carta de motivação como parte da candidatura a uma graduação ou pós-graduação (mestrado ou doutorado). Para a candidatara a bolsa de estudos a carta é obrigatória e pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso.          A  Carta de Motivação  é o documento mais personalizado da candidatura – uma chance única de apresentar aos avaliadores quem você é além do seu currículo e do seu histórico acadêmico. É uma chance de oferecer  informações  relevantes e interessantes sobre sua trajetória e provar que é a pessoa certa e mais motivada entre os candidatos concorrentes.          É necessário escrever uma carta que seja concisa, objetiva e convincente no seu propósito de “vender-se”.   Este é um modelo campeão; Gustavo Torres, de 17 anos, foi aprovado em cinco universidades de excelência dos Estados Unidos: Columbia, Duke, Harvard, MIT e Stanford. VEJA AQUI a tradução da carta de motivação apresenta